Curiosidades e variedadesVídeos

Desafio Stand Up Paddle

Stand Up Paddle - Remo em pé com gostosas

Remo em pé (REP), stand up paddle boarding ou na língua havaiana, Hoe He’e nalu, é um esporte de origem havaiana e uma forma antiga de surfe, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surf administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade.

Atualmente, o Stand Up Paddle é o esporte com prancha que mais cresce no mundo. O motivo é bem fácil de entender: além de possibilitar uma grande integração com a natureza, a modalidade não depende das ondas para ser praticada. Outro grande potencial do esporte é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Stand Up Paddle

No Brasil, como não podia ser diferente, após sua aparição em várias partes do nosso litoral, o número de adeptos do Stand Up Paddle aumenta a cada dia, e alguns atletas brasileiros já estão representando o Brasil no Circuito Mundial. Venha remar no maior festival de esportes de praia do Brasil!

Para entrarem na moda, os amigos Os Primitivos fizeram um desafio com a equipe do La Fênix. Curtam aí!

Artigos relacionados

O Stand Up Paddle, também conhecido como SUP, é uma modalidade de esporte aquático que tem como objetivo remar em pé em cima de uma prancha com o auxílio de um remo. Essa prática é originária do Havaí, mas tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Como praticar Stand Up Paddle?

Para praticar Stand Up Paddle, é necessário ter uma prancha específica para essa modalidade, que costuma ter entre 9 e 14 pés de comprimento e cerca de 30 a 36 polegadas de largura. Além disso, é preciso ter um remo adequado e, de preferência, utilizar um leash (corda) que prenda a prancha ao seu tornozelo.

A técnica utilizada para remar é bastante simples. O remador deve ficar em pé na prancha, com os pés paralelos e na largura dos ombros, e segurar o remo com as duas mãos. É importante manter os braços estendidos e usar a força do abdômen para remar, evitando sobrecarregar as articulações do ombro.

Benefícios do Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle é uma atividade física bastante completa, que trabalha diversos músculos do corpo e ajuda a melhorar a resistência cardiovascular. Além disso, esse esporte também pode trazer benefícios para a mente, já que é uma atividade que exige concentração e equilíbrio.

Dentre os principais benefícios do Stand Up Paddle, podemos destacar:

Fortalecimento muscular

Ao remar em pé na prancha, o praticante utiliza diversos músculos do corpo, incluindo os da perna, abdômen, braço e costas. Com a prática regular, é possível fortalecer esses músculos e melhorar a resistência física.

Melhora da postura

Para manter o equilíbrio na prancha, é necessário manter a postura ereta e os músculos abdominais contraídos. Com o tempo, essa prática pode ajudar a melhorar a postura do praticante também fora da água.

Redução do estresse

Praticar Stand Up Paddle em um ambiente natural e tranquilo pode ser uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, a atividade também pode ajudar a melhorar o humor e a autoestima.

Queima de calorias

O Stand Up Paddle é uma atividade física bastante intensa, que pode queimar muitas calorias em um curto período de tempo. De acordo com estudos, é possível queimar até 500 calorias em uma hora de remada.

Onde praticar Stand Up Paddle?

O Stand Up Paddle pode ser praticado em rios, lagos, lagoas e no mar. No entanto, é importante escolher um local seguro e adequado para a prática, que ofereça boas condições de segurança e infraestrutura.

Algumas praias e clubes de esportes aquáticos oferecem aulas e aluguel de equipamentos para quem deseja experimentar o Stand Up Paddle. Além disso, existem também diversas empresas especializadas que organizam passeios guiados e roteiros turísticos em locais específicos para a prática do Stand Up Paddle.

Cuidados ao praticar Stand Up Paddle

Assim como qualquer atividade física, o Stand Up Paddle também exige alguns cuidados para garantir a segurança do praticante. Alguns desses cuidados incluem:

Escolha do local adequado

É importante escolher um local adequado para a prática do Stand Up Paddle, levando em consideração as condições climáticas e as características do ambiente. É recomendado procurar locais com águas calmas e sem correntezas fortes, além de verificar as condições meteorológicas antes de iniciar a atividade.

Uso de equipamentos de segurança

Para garantir a segurança do praticante, é fundamental utilizar os equipamentos de segurança adequados, como colete salva-vidas e leash (corda) que prenda a prancha ao tornozelo. Além disso, é importante escolher equipamentos de qualidade e que estejam em boas condições de uso.

Respeito às regras de trânsito aquático

Em locais onde há grande circulação de embarcações, é importante respeitar as regras de trânsito aquático, como a preferência de passagem e a distância mínima de segurança em relação às outras embarcações.

Conhecimento da técnica de remada

Para evitar lesões e garantir a eficácia da remada, é importante conhecer bem a técnica utilizada no Stand Up Paddle. É recomendado buscar a orientação de um profissional qualificado antes de iniciar a prática.


O Stand Up Paddle é uma atividade física completa, que pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente. Além disso, é uma prática bastante acessível, que pode ser realizada em diferentes ambientes e por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

No entanto, é importante lembrar que a prática do Stand Up Paddle exige alguns cuidados e equipamentos de segurança adequados. Por isso, é fundamental buscar a orientação de um profissional qualificado e escolher um local seguro e adequado para a prática.

Com os cuidados necessários, o Stand Up Paddle pode ser uma ótima opção para quem busca uma atividade física prazerosa e desafiadora, em contato com a natureza e com benefícios para a saúde e o bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo