Curiosidades e variedadesDicas

Emagreça bebendo água – Perca 4 kg em 12 semanas

Emagreça bebendo água - Perca 4 kg em 12 semanas

Emagreça bebendo água! Somente água!

Calma gente, isso não é um publieditorial, mas sim uma dica incrível que achei na internet e venho compartilhar com vocês!

Este artigo é especialmente para você que está acima do peso e já tentou de tudo para emagrecer, dietas da sopa, da lua, da alface, mandingas, remédios e promessas envolvendo torturantes jejuns.

Mas acalme-se! A solução é mais simples do que você imaginava: Beber água.

– Ai meu Deus. Esqueci como que bebe.

Isso mesmo, simples assim. Mas sem desperdício! Mesmo em tempos de racionamento de água no país, esta notícia é animadora, principalmente para mais da metade dos brasileiros (52,5%) que está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde.

MAS, PARA FUNCIONAR DIREITO, TEM QUE BEBER DO JEITO CERTO!

O site americano Obesity Journal divulgou um estudo afirmando que a ingestão de 500 ml de água meia hora antes das três principais refeições potencializa a perda de peso. Para comprovar este fato, foi realizada uma pesquisa pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, onde 84 pessoas, entre homens e mulheres divididos em dois grupos, foram analisados durante 12 semanas.

Em ambos os grupos foram aplicados os mesmos exercícios físicos e servido o mesmo cardápio. A única diferença foi que metade dos participantes bebiam 500ml de água antes das refeições. Ao final da pesquisa, o grupo que ingeriu água perdeu cerca de 4,3 kg, aproximadamente 1,3 kg a mais do que o outro grupo.

POR QUE FUNCIONA?

Para o endocrinologista Eduardo Portugal, Médico-Preceptor do curso de Medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), foi importante avaliarem essa estratégia, pois ela é barata e acessível a qualquer pessoa.

O endócrino explica que a ingestão de líquido antes da refeição, ocupa espaço dentro do estômago, diminuindo a possibilidade de ingerir grandes quantidades de comida.

Emagreça bebendo água - Perca 4 kg em 12 semanas

OUTRA EXPLICAÇÃO…

…é que o nosso cérebro, mais precisamente na região do hipotálamo (responsável pelas atividades metabólicas), recebe sinais quando as paredes do estômago estão distendidas, inibindo o apetite – completa o doutor.

Esta comunicação entre estômago e hipotálamo demora de 15 – 30 minutos para ser realmente eficaz. “Se enchermos o estômago (com água ou verduras) e formos montar o nosso prato depois de uns 15 minutos, acabamos pegando menos comida”, esclarece o endocrinologista.

A POLÊMICA: “EXCESSO DE ÁGUA ENGORDA E DANIFICA O CÉREBRO”

Um ponto importante a se destacar é sobre o que tem sido divulgado em alguns sites sobre a possibilidade de se engordar com o consumo exagerado de água. Esta afirmação foi totalmente desmentida pelo especialista: “Não, a água não engorda. H2O= zero calorias”.

Sobre a possibilidade de o excesso do líquido diluir o sangue, a ponto de seus minerais serem reduzidos e as células do organismo incharem, sobrecarregando os rins e causando até um edema cerebral, o endocrinologista explica que tal situação só existe em teoria, já que ninguém consegue beber tanta água a esse ponto. “É uma situação fora da realidade”, afirma.

TUDO LINDO, MAS VAI COM CALMA, OK?

Se consumida durante as refeições, a água pode sim atrapalhar a digestão dos alimentos, o que não seria saudável. “O raciocínio é simples: se um alimento é mal digerido, então ele é mal absorvido, e, portanto, a pessoa emagrece, pois menos nutrientes (e calorias) serão retidos pelo organismo. A pessoa emagrece, mas não de forma saudável”, diz Eduardo Portugal. Por isso o recomendável é ingerir líquidos meia hora antes das refeições ou uma hora depois.

Sobre a quantidade recomendada para cada indivíduo durante o dia, o médico esclarece que dependendo da idade, do sexo, do peso e do grau de atividade da pessoa, as necessidades do corpo mudam e o próprio organismo regula isto – se precisar de mais água, você terá mais sede.

O especialista alerta para o fato de que existem algumas doenças, como a insuficiência cardíaca, por exemplo, em que o consumo de líquidos deve ser até diminuído. Por isso, não brinque com a sua saúde, antes de tudo faça uma avaliação médica.

Fonte: SOS Solteiros

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo