Curiosidades

Lugares inesperado que você não sabia que foi encontrada vida

Lugares inesperado que você não sabia que foi encontrada vida

Lugares inesperado que você não sabia que foi encontrada vida

1-Na atmosfera superior

Em um voo feito pela NASA em altura superior a 10 mil metros de altura, próximo ao Monte Everest, os cientistas abordo filtraram poucas partículas do ar. A experiência mostrou que 20% de tudo que eles capturaram na fria e finaatmosfera, eram células vivas. Uma delas tratava-se da bactéria patogênica E Coli, encontrada na atmosfera alta, fazendo com que ela acabasse aumentando as perspectivas de doenças.

curiosidades curiosas vidas2

2-Em cristais

No México, há uma mina chamada de Mina Naica, onde a exploração de chumbo e prata era muito frequente até certo tempo atrás, porém alguma coisa muito mais interessante foi encontrado no lugar: um sistema de cristais com 12 metros de comprimento e pesando algumas toneladas. A imagem é realmente impressionante, porém o local atinge
a temperaturas de 50ºC, e a umidade do local é muito baixa

Os pesquisadores precisaram vestir roupas especiais para explorar a área. O mais incrível é que nestes cristais foram encontrados micróbios que nunca foram vistos antes em outro lugar, e sua capacidade de sobreviver durante tanto tempo pode indicar que existam outras formas antigas de vida a serem descobertas mundo afora.

curiosidades curiosas vidas3

Artigos relacionados

3-No espaço

Exatamente, já encontraram vida no espaço mas pode se acalmar que não se trata de nenhum homenzinho verde. Para quem não conhece, os Tardigrades são criaturas muito pequenas que são capazes de fazer alguma coisa realmente incrível: eles podem hibernar e se tornar praticamente indestrutíveis. Quando a água do local onde estão seca, eles possuem a habilidade de sentir e portanto expulsam água do próprio corpo, se transformando em uma bola seca que passa a se chamar tun.

Assim que ele entra de novo em contato com a água, ele volta a ser um Tardigrades, visto que se reidrata e volta à vida. Acontece que enquanto ele estiver em forma de tun pode resistir ao vácuo, à radiação, a temperaturas extremamente altas e baixas, enfim… A uma série de situações.

Poucos cientistas resolveram então testar como eles reagiriam caso fossem levados ao espaço. Anexaram alguns deles em um satélite e os soltara, no espaço. Após 10 dias aparentemente a maioria havia realmente morrido, porém quando foram trazidos de volta para a Terra, os cientistas os colocaram na água e o incrível aconteceu: a maior parte voltou a viver.

curiosidades curiosas vidas4

4-Nas rochas

Quando amostras de aragonito mineral foram analisadas por cientistas, eles acabaram descobrindo que o mineral poderia ter sido produzido por bactérias nas profundezas da Terra, estas, que acabaram sendo derrubadas depois da colisão de placas tectônicas. Deduziu-se logo que as bactérias continuaram vivendo e também produzindo metano sob altíssimas temperaturas e pressões abaixo do solo, fazendo com que o metano acabasse sendo incorporado ao aragonite.

curiosidades curiosas vidas5

5 – Na água fervente

Provavelmente você já ouviu falar que para eliminar as bactérias, é preciso ferver a água. Porém como seria possível encontrar vida na água fervente? Acontece que existem sim poucos organismos que conseguem resistir ao ponto de ebulição da água.

Naturalmente não é possível existir água a 100ºC na superfície da Terra já que ela ferveria, porém isso é totalmente possível em níveis abaixo do oceano, permitindo que a água seja superaquecida. Ela brota lá da profundeza da Terra, em locais chamados de enchimentos hidrotermais. Esses locais são perfeitos para abrigar poucos tipos de bactérias.

curiosidades curiosas vidas6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo